• Não há produtos no carrinho.

Leandro Ganem – Aprovado no I Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho

Iniciei os meus estudos para a Magistratura do Trabalho em dezembro de 2014, quando fora publicado o edital do concurso do TRT-2. À época trabalhava como Secretário de Audiência no TRT-3 e resolvi seguir os passos de colegas assistentes de juiz que vinham se preparando para a Magistratura. Tinha alguma base de estudo para a 1a etapa, devido à preparação para os concursos de tribunais, porém veio o 1o aprendizado: cada concurso é um concurso. Pode ser que dê certo para alguém, mas, para mim, ficou claro que era preciso foco.

Concurso para ingresso na Magistratura e concurso para ingresso como servidor de tribunal exigiram estratégias distintas. Fui reprovado em 5 concursos, 2 na 1ª etapa (TRT-2 e TRT-1 em 2015) e 3 na 2ª etapa (TRT-2, TRT-1 e TRT-4 no ano de 2016). Em ambas as reprovações na 1ª etapa percebi que a minha ausência de êxito decorria da dificuldade de organizar os meus estudos para abranger a totalidade do edital.

Veio 2º aprendizado: cada disciplina tem igual importância. Não há dúvidas de que o cerne da preparação devem ser Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Constitucional e Processo Civil. Mas essa preparação basal esbarra no que todo mundo já faz e te deixará ali na porta de 01 ou 02 pontos abaixo do corte. Todas as disciplinas merecem atenção. Neste ponto o curso “3 em 1” do Preparo Jurídico foi fundamental para a minha preparação. Além de estudar a partir das provas anteriores, passei a ter a disciplina de imprimir, estudar e dominar o material diário enviado pelo curso. Com isso, passei a ter, necessariamente, uma visão global das disciplinas, o que me trouxe a tranquilidade para destinar mais tempo (dispunha de cerca de 03 horas de estudo por dia, incluindo sábado e domingo) aos finais de semana para o estudo de profundidade (doutrina, revistas temáticas, etc.), além de um excelente material de revisão, que conseguia ler nos voos e véspera de provas.

A partir daí foram 4 aprovações na 1a etapa. O maior desafio passou a ser a aprovação na prova discursiva. Já na primeira prova (TRT-1 2016), veio o 3o aprendizado: método de estudo, conhecimento da disciplina e técnica de resposta são igualmente importantes.

Passei a estruturar meu estudo na tentativa de conseguir demonstrar profundidade no conhecimento da matéria, organização das ideias no texto e tudo isso em um tempo muito curto. Passei a realizar treinos de rodadas avulsas, principalmente com o juiz Xerxes Gusmão, para simular o tempo de prova, os materiais que teria à disposição no dia da prova e aproximar tanto quanto possível o treino, do jogo de verdade.

Para os treinos de sentença, fiz o curso de sentença para iniciantes, além de contratar pacotes avulsos de correção. Para esta etapa não tem outra saída a não ser o treinamento. A elaboração da sentença irá te desafiar no controle emocional, na capacidade de síntese sem perda de conteúdo e na habilidade de conseguir ter atenção difusa, de modo a, em um curto período, decidir com sensatez e embasamento jurídico inúmeros incidentes, além do mérito da causa.

E para superar etapa nada melhor do que o treinamento com feedbacks sinceros e seguros, que, para mim, foram a principal característica dos cursos que fiz pelo Preparo Jurídico.

Em conclusão, ainda acostumando com a ideia de ter sido aprovado, esperando a ficha cair definitivamente, só me cabe agradecer à toda equipe pelo apoio recebido ao longo do período de preparação.

Leandro Ganem Aprovado no I Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho

About WPLMS

There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration in some form, by injected humour, or randomised words which don't look even slightly believable.

Validate Certificate Code

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.